Que faço com a minha cara de índia?
E meu sangue
E minha consciência
E minha luta
E nossos filhos?
Eliane Potiguara (apud GRAÚNA, 2013, p. 105)
Os textos literários apresentados abaixo foram retirados do livro "Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil" de Graça Graúna.
"(...) o nome Eliane Potiguara (Eliene Lima dos Santos) se destaca em muitos aspectos: escritora, professora formada em Educação e Letras, conselheira da Fundação dos Palmares, membro da organização ASHOKA.". (GRAÚNA, 2013, p. 96).
Os escritores Olívio Jekupé, Renê Kithãulu, Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã são participantes do projeto "contação de histórias".
"Olívio Jekupé nasceu em 1965, em Itacolomi, no Paraná. A sua avó é de origem Guarani-Nhandeva de Piraju (São Paulo).". (GRAÚNA, 2013, p. 149).
-> Renê Kithãulu
"Renê Kithãulu é um escritor do povo Waiketusu, da região Nambikwara, localizada no estado do Mato Grosso. (...) O autor trabalh com engenharia de casas indígenas em São Paulo, cidade onde mora há alguns anos, na aldeia do Morro da Saudade.". (GRAÚNA, 2013, p. 161).
"Daniel Munduruku nasceu no Pará. Formado em Filosofia, licenciado em História e Psicologia e Mestre em Antropologia Social, na USP. Membro do Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas (IDETI), do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual Indígena (IBRAP) e coordenador da coleção Memórias Ancestrais, junto à Fundação Peirópolis; dessa experiência, surgiu o projeto da Editora Palavra de Índio, de sua criação.". (GRAÚNA, 2013. p. 126).
-> Yaguarê Yamã
"Yamã carrega outro nome: Ozias da Costa de Oliveira. Nasceu em 1975, em Paraná Urariá - uma região da qual se leva um dia pelo rio para chegar em Manaus. Yamã é professor de Geografia, graduado em uma universidade paulista.". (GRAÚNA, 2013, p. 140).
REFERÊNCIA:
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário