TUXÁ
1 EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
A educação para o povo Tuxá é um processo fundamental para a preservação
da memória do povo, e isso começa pelas crianças as crianças são educadas a
conviver com as pessoas e com o ambiente de forma integrada de modo que ela se
perceba como parte do ambiente e não
alguém que explora o ambiente, a educação que a criança indígena recebe na sua
própria comunidade não precisa de material didático, o material está dado pela
própria natureza, sendo assim a criança
aprende a partir daqui o que ela está vendo, daquilo que ela explora enquanto
conhecimento, daquilo que ela utiliza para o seu conhecimento, porque a
educação não é algo que se dá de uma vez, a educação é um processo.
Dessa maneira, as crianças do povo Tuxá é só criança ela não pode ser
outra coisa, ela não pode ter preocupação em ser um adulto, ela tem que viver intensamente
o momento em que está vivendo, para isso
ela precisa de espaço, brincadeira, criatividade, porque isso influenciar na
sua futura educação, futura atuação como adulto um adulto que não deseja ser mais criança porque ela já
viveu todo seu tempo de criança agora ele vive o tempo de adulto e pratica as ações de adulto, ou seja, os índios vivem cada
momento como único desenvolvendo cada fase de sua vida.
As crianças crescem integradas com o todo, ela
participa de todos os espaços do ambiente da aldeia, porque em uma comunidade
indígena tudo é educativo, os velhos da aldeia participa da educação de uma
criança com a mesma intensidade que a mãe dela, todos ficam observando o que as
crianças estão fazendo, e existe os momentos didáticos em que os velhos contam
histórias, muitas vezes de um índio mítico, passando, dessa forma, os costumes
e valores do povo, ou em que a mãe chama
a criança e coloca a criança no colo e cata piolho, usando uma metodologia, um
ato didático pedagógico, porque ela usa essa técnica para fazer carinho na criança e ao mesmo
tempo ensinar ou chamar a atenção da criança por um ato errado q ela cometeu. As
brincadeiras são fundamentais crianças que não brinca não cresce
equilibradamente a brincadeira faz parte da educação integral do ser humano, a
brincadeira educa o corpo e à mente treinando a capacidade de negociação.
2 POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS
Os Tuxá
foram transferidos de seu território de ocupação tradicional em virtude à
construção da barragem de Itaparica pela Companhia Hidrelétrica do São
Francisco (CHESF).
Com a
construção da barragem, os municípios foram inundados e a população indígena e
não indígena tiveram que ser deslocadas. Os Tuxá seriam deslocados para outras
regiões, mas devido ao fato de não serem propícias para plantação, se recusaram
e entraram em conflitos.
3 CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS E ECONOMIA
Falar do território indígena Tuxá nos
remete consequentemente a lembrar da velha do Tuxá, onde as terras eram de
preservação para os índios, era um solo sagrado onde estavam enterrados seus
ancestrais, e partindo do fato que foram nessas terras que foi construído,
através do tempo, um povo com seus costumes, com sua política, com seus respectivos
modos de viver.
A velha do Tuxá proporcionava aos índios todos
os suprimentos necessários para subsistência deles, uma vez que as terras eram
produtivas, existia uma mata ciliar com variedade de plantas medicinais, rio
que oferecia possibilidades de pesca, em contrapartida a nova Tuxá está em uma terra que não
proporcionam esses benefícios necessários para a sobrevivência do povo
indígena, sendo que os índios ainda então no processo de construção do seu
habitat, os índios ainda estão plantando sua dignidade e lutando para
desmistificar verdades implantadas pelo governo com a finalidade de reduzir
suas terras, por conta disso eles ainda
não possuem uma adversidade de plantas para compor sua medicina tradicional
tendo que, muitas vezes, e até território não indígenas, que já foram
indígenas, para pegar plantas para uso medicinais.
REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://laced.etc.br/site/indigenismo/arquivos/texto_ram_GT_12ricardo_dantas.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2014.
Salve, blogueiras!
ResponderExcluirSou professor de Português e Inglês e alimento profundo interesse e gosto por esses temas. Gostaria de saber se há publicações recentes sobre temas afins, e como especialista na área de línguas, ponho-me à disposição para quaisquer cooperação.
Abraços e sucesso.
Renilson Ferreira
Corrigindo: qualquer cooperação.
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