Localização


1 INTRODUÇÃO

       Desde os conflitos que aconteciam no período da opressora colonização do Brasil que os índios lutam pelo seu espaço. Como afirma Darcy Ribeiro (1995), antes de os portugueses chegarem ao Brasil, os índios promoviam guerras entre as “tribos”, a chamada guerra concatenada, pois lutavam apenas entre índios fortes, corajosos e guerreiros, usando os mesmos armamentos. Com a chegada dos lusitanos, a guerra se tornou desproporcional, pois havia para os portugueses a tecnologia mais avançada se comparado com os indígenas.
      Enquanto isso, a Bahia, local situado no território da costa brasileira, foi um dos territórios inicialmente colonizados pelos portugueses. E, a formação histórica de inúmeras cidades desse estado, como Santo Antônio de Jesus, possui alguma ligação com o povoamento de indígenas.


2 (RE)CONQUISTA

       Com um vasto histórico de conflitos, somente no ano de 1940 que os povos indígenas localizados na Bahia se organizaram fortemente para resgatarem o direito por suas antigas terras. Alguns integrantes dessa população foram até Rio de Janeiro se encontrar com o presidente do SPI (Serviço de Proteção ao Índios), Marechal Rondon.
Localização de Rodelas. Referência.
       O como resultado desse encontro, segundo América Lúcia Cesar (2011), foram travadas lutas e perseguições ao indígenas da Bahia. Com a morte de Rondon e Getúlio Vargas, o atual Ibama passou a perseguir os índios e tomar suas terras (como ainda fazem). Embora todo esse massacre foi instalado dois postos do órgão na Bahia: um foi instalado em 1944 em Rodelas e no submédio São Francisco, onde se localiza os Tuxá; e outro foi  instalado cerca de 5 anos depois da antiga missão do Saco dos Morcegos e vila de Mirandela (município de Banzaê), onde estão localizados os Quiriri parte dos Tuxá.
       Vale acrescentar que a comunidade dos Tuxá envolveu, no período jesuítico, aproximadamente trinta ilhas do São Francisco e em 1940 abrangia apenas uma ilha, a da Viúva. Nessa ilha eles trabalharam no cultivo de arroz e cebola para o comércio, até 1986. Posteriormente, essa ilha foi completamente alagada na construção da barragem da hidrelétrica de Itaparica, pela estatal Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).
       Nesse período, a grande luta dos índios era conseguir e garantir seus territórios tradicionais. Assim, promoveram uma mobilização em Brasília, quando foi promulgado uma carta em Assembleia Nacional Constituinte, Constituição de 1988 (artigo 231 e 232). Essa carta dava aos índios direito de (re)conquistar seus direitos perdidos, além de suas terras e abertura para organizar sua própria instituição representativa.
       Com isso, os índios continuaram a luta, e, nos anos 90, foi homologada o direito de conquista das terras, o que valeu primeiramente para o estado da Bahia. Os primeiros grupos que alcançaram essa demarcação foram os Quiriri, depois Caimbé e Pancararé, Pataxós de Mata Medonha e Coroa Vermelha. Assim, a mobilização das comunidades indígenas na Bahia cresceu e cresce significativamente, sendo que atualmente há quinze povos indígenas no estado, o que equivale à aproximadamente 40 mil sujeitos com cerca de 33 territórios espalhados em 27 municípios.

Referência.


3 LOCALIZAÇÃO

       A maioria da população Tuxá vive em Rodelas, cidade localizada na Bahia. Essa população vive em uma aldeia urbana com mais de 60 casas. Após inundação da ilha das Viúvas, os Tuxás foram levados para três distintas áreas: Ibotiramba, Rondelas e Moxotó. Vale afirmar que a tribo Tuxá também é conhecida como Rodelas.

Referência.
   
3.1 RODELAS - BA

       “Saindo de Belém do São Francisco por caminhão ou jipe, chega-se a Itacuruba, 30 quilômetros rio abaixo; daí segue-se em canoa 5 quilômetros rio acima até Rodelas que fîca do lado oposto do rio. Outrossim, pode-se atravessar o rio em Belém em jangada e descer pela outra margem de caminhão ou jipe.
       O Posto do SPI fica próximo a Rodelas — aliás a aldeia indígena é uma extensão da principal rua da cidade. O Posto tem passado por algumas dificuldades devido ao antagonismo da população de Glória (a cuja municipalidade pertence Rodelas) para com os índios. O encarregado, Sr. Manoel Novais, vive no Posto e dá toda assistência possível.”.

Wilbur Pickering (apud LEITE, p. 9).


4- VÍDEO APRESENTADO PELOS TUXAS


         O vídeo exposto abaixo apresenta depoimentos de índios Tuxá sobre suas experiências e percepções sobre a perda de seus territórios. Esse vídeo foi publicado no youtube no ano de 2011.
         Um dos Tuxá apresentados no vídeo é Maria Auxiliadora Tuxá, a qual demonstra em sua fala certa indignação sobre a não distribuição devida das terras para os índios. Ela fala o seguinte trecho: "Onde é que 'cês' já viram índio sem terra?! (...) Não existe... índio sem terra.". (2:06).




5- TABELA DEMOGRÁFICA E TERRITORIAL

Tabela de Flaviane Borges. 
Informações retiradas do site ANAÍ (Associação Nacional de Ação Indígena)


 
REFERÊNCIAS:

Da Pedra da letra à Pedra da Mesa Tuxa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MuZsHsMnK4Q>. Acesso em 04 out 2014.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MEADER, Robert. Índios do Nordeste. (pdf). Disponível em: <http://www-01.sil.org/americas/brasil/publcns/ling/indnord.pdf>. Acesso em 02 out. 2014.

CESAR, América Lúcia Silva. Lições de Abril: a construção da autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha. Salvador: EDUFBA, 2011.
 
POVOS INDÍGENAS. Disponível em: <http://www.anai.org.br/povos_ba.asp>. Acesso em: 02 out. 2014.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Disponível em: <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/tuxa>. Acesso em: 02 out. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário